Dicas da Pati para quem pretende visitar Roma.

Breves anotações sobre a cidade de Roma.

Quem sou eu

Minha foto
Roma, Italy
Achei que estava na hora de compartilhar com vocês algumas impressões e dicas sobre Roma!

domingo, 15 de maio de 2011

Você precisa se hidratar: água de beber

Uma garrafinha de água em Roma custa entre 1 e 3 euros, dependendo do lugar onde você se encontra e do humor do vendedor. Água é um artigo de luxo, principalmente no verão.

Pensando nisto, vale uma nota sobre o "nasone", que passa a ser um aliado importante àqueles que têm sede, além de ser uma atração da cidade.

Narigão, nariz, traduza como quiser. O "nasone" nada mais é que uma fonte pública de água potável. É, sim, é água de beber! Essas pequenas fontes estão espalhadas pela cidade, e a maioria delas está próxima a pontos turísticos. Fique atento! Encontrar um "nasone" significa a chance de matar sua sede e encher suas garrafinhas de graça.

Tem gente que fica com um pouco de receio de fazer uso dessa fonte. Compreendo. Sabe-se lá quem já meteu a mão - ou outras coisas... - ali. Seja esperto. O segredo está em tampar a saída principal com a mão e beber a água que sai pelo buraquinho que tem no meio do cano. Pronto, um bebedor normal, problemas higiênicos resolvidos.




HISTORINHA: Após a unificação da Itália, em 1861, a população de Roma cresceu substancialmente. Era necessário reorganizar o sistema de água da cidade. Surgem os cilindros de ferro fundido como meio de manter um fluxo contínuo de água potável a serviço dos cidadãos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário